Curta no Facebook e saiba tudo sobre Construção à Seco!
“Apresentando crescimento desde 2005, o mercado brasileiro se tornou um potencial para as empresas que trabalham com o Drywall. Isso porque, apesar desse número, o Brasil ainda tem um consumo muito baixo”.
É fato que a Engenharia Civil é tão importante quanto o seguimento de alimentação.
Da mesma maneira a indústria alimentícia é indispensável para as pessoas. O aumento da população faz com que mais casas e mais apartamentos continuem a ser construídos. Ou seja, a demanda sempre existirá.
É importante entender esse pensamento para conseguir perceber o crescimento do Drywall no Brasil e como ele vem impactando nas construções dentro do território tupiniquim.
Mas antes de entender o crescimento, é importante entender o que é Drywall.
Origem do Drywall e o sucesso crescente no Brasil
Esse produto foi criado pelo americano Augustine Sackett em 1894. Inicialmente ficou conhecido como placas Sackett.
Drywall nada mais é do que uma chapa de gesso interna com as duas faces fabricadas em um tipo especial de papel, chamado de “cartão”. Tem como principais benefícios a facilidade de confecção e a facilidade de instalação. Além também de uma grande resistência contra o fogo, por exemplo.
As chapas de gesso chegaram no Brasil apenas na década de 90. Ou seja, quase 100 anos após a sua criação, quando a produção já estava forte nos Estados Unidos e na Europa, quando empresas europeias trouxeram o produto para o país.
Com sucesso já estabelecido lá fora, não poderia ser diferente aqui. Rapidamente as chapas criadas por Sackett caíram nas graças dos engenheiros e arquitetos. Estes passaram a utilizá-las para a construção de empresas, shoppings e hospitais (algo que já acontecia há mais de 70 anos no exterior).
Drywall presente na criação do Steel Frame
Depois da popularização das placas de gesso, elas começaram a ser utilizadas também na construção de casas, impulsionando o crescimento nacional.
A tendência sempre foi de crescimento, até mesmo nos momentos em que a economia atravessava recessão. Mas não se esperava que fosse crescer tanto.
Crescimento do Drywall no país
Abaixo o gráfico retrata o quão grande foi esse crescimento e o quão importante ele foi e continua sendo para quem trabalha na área de construção.
O primeiro gráfico mostra a evolução do consumo anual das Chapas de Drywall no Brasil desde que ele chegou, em meados de 1995 até 2013, último ano disponível:
Em outros números, o crescimento do Drywall nesse período foi de, aproximadamente, 2800%.
Consumo de Drywall em diferentes países
Já o segundo gráfico representa o consumo de metros quadrados do produto em diversos países:
É perceptível que, o Brasil, apesar dos grandes números, ainda tem uma faixa de expansão muito grande.
Não é à toa que a United States Gypsum, uma das grandes pioneiras na produção, chegou no Brasil na década passada e já consegue cerca de 3 Bilhões de reais em faturamento em 2013. E a empresa ainda nem possui fábrica em território nacional, todo o produto é importado.
A empresa brasileira Trevo Drywall também é outra que está se destacando, pois já vem produzindo mais de 5 milhões de metros quadrados de Drywall, um número impressionante para uma empresa que foi fundada em 2009.
Existe uma série de fatores que o Drywall oferece e o torna a principal escolha dos construtores:
- Grande flexibilidade nos projetos;
- Leveza;
- Grande resistência a impactos.
As ferramentas drywall adequadas também são importantes para uma boa montagem e ajudam no futuro do sistema.
E são esses fatores e números que mostram e levam tantas pessoas para essa área. Seja para investir, seja para se tornar um profissional.
3 comentário em “O Crescimento do Drywall no mercado brasileiro”
Os comentários estão fechados.