Projeto Steel Frame – Como fazer?

Curta no Facebook e saiba tudo sobre Construção à Seco!

Ao analisar as mudanças que o setor de construção civil está sofrendo, pode-se notar a inserção de um sistema de construção que promete não apenas render a economia. Ele promete também agilizar a entrega das mesmas. Esse sistema chamado de Steel Frame é o velho conhecido dos americanos, mas está há pouco tempo no Brasil. Por isso, é crucial que as pessoas entendam sobre o projeto steel frame.

Geralmente, um projeto steel frame exige a atenção relativamente maior tanto por parte dos desenvolvedores, como também dos contratantes, isso porque se torna necessário cumprir com alguns padrões que, a princípio, tendem a passar despercebidos por pessoas que não possuem um conhecimento amplo sobre o  sistema de construção steel frame – que tem feito muito sucesso em todo Brasil.

Veja algumas informações relevantes sobre como fazer um projeto steel frame.

projeto steel frame em telhadoExistem diferentes maneiras de desenvolver um projeto steel frame. Para a maior garantia de uma obra segura e eficiente, é imprescindível que comece o projeto analisando a estrutura que deve ser construída.

Primeiro será preciso a criação da base do projeto. Sendo determinado qual o material usado para que a estrutura da obra comece a ser desenvolvida – e sem riscos na sua qualidade.

Depois, pode-se desenvolver a base estrutural. Considera-se o uso de perfil no desenvolvimento do mesmo e considerando qual a melhor espessura do aço ao qual será usado na obra.

Tudo deve ser pensado nos mínimos detalhes, para o desenvolvimento preciso da casa ou edifício. Então, será o momento de cotar onde as placas OSB que devem ser usadas, a base de pilares, paredes e assim em diante.

O projeto steel frame precisa programar todos os materiais que provavelmente devem ser usados. Assim evitando qualquer imprevisto caso a obra seja iniciada. Para isso é possível usar diferentes modelos de softwares, inclusive opções que são específicas para obras no sistema frame, garantindo mais eficiência ao projeto.

Os principais Softwares usados no Projeto Steel Frame

Para garantir que os projetos com sistema steel frame sejam executados com os padrões atribuídos ao mesmo, é necessário que o profissional conte com algum software eficiente. No mercado atual é possível encontrar diferentes opções de softwares. Eles podem exigir um certo investimento para que assim tenha o acesso a todas as ferramentas e técnicas que tornam o projeto mais eficiente.

Neste caso, os principais softwares são Revit, BIM, Sketchup e inclusive opções que são menos conhecidas. Mas mesmo assim garantem ampla qualidade, como no caso dos Steel Frame System, Vertex Software e o Pinnacle Software.

Projeto Steel Frame com Sketchup

O Sketchup é um software de modelagem 3D muito fácil de utilizar e até divertido.

É possível desenhar projetos incríveis e modelar em 3D os desenhos. Trabalhar com uma ferramenta 3D causa alto impacto na apresentação do projeto ao cliente.

O Sketchup é o software mais fácil de utilizar para projetos Steel Frame.

Esse software projeta desde casas, prédios e até mini casas Steel Frame, que podem ser transportadas para qualquer lugar.

Projeto em Sketchup Steel Frame – Antes e Depois

O software, por ter a opção de modelagem em 3D, reproduz com detalhes a obra antes de ser construída.

O que se vê na tela do computador é exatamente o reproduzido na montagem.

Como aprender a utilizar o Sketchup

Aprender a utilizar esse software para projetos em Light Steel Frame e até outros tipos pode agregar muito na hora de fazer orçamentos.

Não é difícil aprender a utilizar. Com os conhecimentos certos, qualquer pessoa mesmo sem muita experiência pode aprender.

O Blog do Light Steel Frame em parceria com a AM Cursos Online, lança ao mercado um Curso Online de Sketchup.

Devido à grande procura, foi criado o curso onde pode-se aprender sem sair de casa e na hora que quiser a utilizar esse software 3D incrível.

Clique aqui e saiba mais sobre o Curso Online de Sketchup – Modelagem 3D. 

Mais de 500 alunos já foram formados e capacitados a trabalhar com o Sketchup através do curso.

Aprendendo desde o desenho de uma planta baixa até a inclusão dos móveis 3D!

Projeto Steel Frame com Revit

O software Revit, em especial, é bastante utilizado hoje para projetos em Steel Frame. Confira como esse incrível programa com a ajuda de outro chamado Lumion é capaz de fazer no vídeo abaixo:

A maioria dos softwares citados podem ser encontrados em versões gratuitas. No entanto, para maior eficiência é interessante adquirir a versão “paga” de cada.

Dessa forma, é imprescindível que, ao ter interesse em um projeto steel frame, você procure por profissionais qualificados no desenvolvimento do mesmo, ou que inclusive use como padrão os softwares citados acima. Isso garante maior qualidade final. Busque profissionais qualificados e preste atenção aos detalhes. Assim pode ter um projeto eficiente e com base em todos padrões do sistema.

 

Se diferencie no mercado e fique à frente da concorrência

Confira nossa sessão de Treinamentos Avançados para Construção Civil e fique sempre à frente!  

PUBLICIDADE: 

.              

 

6 comentários sobre “Projeto Steel Frame – Como fazer?

  1. Achei muito bacana, mas tenho uma duvida, como calcular os perfis usados nesse sistema?Exemplo: qual seria a espessura para aguentar um telhado, ou um segundo pavimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *