tubulações pex

Sistema PEX: as instalações hidráulicas do Steel Frame

Curta no Facebook e saiba tudo sobre Construção à Seco!

O sistema PEX é um conjunto de produtos constituídos basicamente de tubos de Polietileno Reticulado Flexível. Vem crescendo cada vez mais a utilização por suas diversas vantagens e facilidade de instalação.

Isso por que trata-se de um material flexível, assim permitindo a utilização tanto para água fria e água quente no mesmo sistema. Também é utilizado em sistemas de aquecimento solar, além de ar-condicionado, sistemas de refrigeração e calefação (aquecimento).

Por isso é quase uma unanimidade nas construções Steel Frame.

O tempo de instalação é muito reduzido em relação ao convencional. Ainda, o sistema hidráulico PEX resiste aos efeitos do congelamento e descongelamento. Como se isso não bastasse, de trata-se de um material mais em conta.

Como funciona o sistema PEX

É utilizado um manifold (foto abaixo) para a distribuição de água dentro de determinado ambiente.

Assim é possível uma troca do tubo PEX do ponto do consumo até o ponto do manifold sem que se precise quebrar paredes, revestimentos e outros materiais.

Manifold
Manifold

Mas também há cuidados que se devem tomar. Se o sistema PEX não for instalado corretamente, pode se mover internamente nas paredes que foi instalado, somente com a simples utilização da água.

São cuidados básicos de instalação que o profissional deve ter ao manusear o sistema.

O sistema também não pode ser exposto ao ar livre sem o uso de outro material com um bloqueador de UV.

Outra pequeno cuidado a ser tomado  é que o sistema PEX foi constatado ser um material que roedores aparentam gostar de mastigar.

Por isso é extremamente importante que seja feita a vedação correta dos vãos.

Isso para não ocorrer uma perda súbita de pressão d´água e outros danos causados por esse caso de roedores terem acesso ao sistema não protegido.

Por esses motivos, é recomendada a utilização da tubulação PEX em ambientes internos. Já em ambientes externos é recomendado o uso de tubos de cobre.

Comparação entre Pex e Convencional

Para execução das instalações hidráulicas na construção convencional, o primeiro passo é demarcar os caminhamentos nas paredes. Em seguida, estas paredes são cortadas com o uso de ferramentas manuais e/ou elétricas.

Após os cortes, são posicionados os respectivos tubos e registros.

A grande falha desta etapa no método convencional reside no fato de que, para execução destes serviços, é gerada uma grande quantidade de entulho. Além de exigir o retrabalho de, após colocadas as tubulações, fechar com argamassa os locais onde foram feitos os cortes.

tubulações pex e convencional

Sistema PEX nas construções Steel Frame

Quando chega o momento de executar as instalações, o método construtivo Steel Frame apresenta uma de suas principais vantagens.

Enquanto é necessário quebrar as paredes para levar as tubulações até os locais necessários em obras convencionais. Gerando assim mão de obra e desperdício de materiais. Na construção em Steel Frame, basta percorrer o caminho através dos espaços já pré-existentes no perfil metálico. Isso é também utilizado no sistema Drywall internamente.

O instalador tem total liberdade para posicionar as tubulações, conexões e pontos hidráulicos de forma simples e prática, com total precisão.

É possível utilizar as tubulações convencionais em PVC. Mas o sistema que tem ganhado força na construção civil é realmente o PEX. Como já falado, se caracteriza pelo uso de mangueiras flexíveis ao invés de tubos rígidos.

Isso torna o serviço ainda mais facilitado, e possui peças adaptadoras que se encaixam perfeitamente aos equipamentos hidráulicos existentes no mercado.

Depois de concluído o serviço de tubulação, basta emplacar e a parede está pronta. Nem mesmo a instalação da lã PET de isolamento acústico e térmico ou outros modelos impedem o PEX de ser utilizado.

Instalação das tubulações PEX

 

Com o PEX você terá facilidade de instalação e com o cobre irá garantir a durabilidade e resistência externamente. É por esses motivos que o sistema PEX vem cada vez se destacando mais nas obras.

 

Se diferencie no mercado e fique à frente da concorrência

Confira nossa sessão de Treinamentos Avançados para Construção Civil e fique sempre à frente!  

PUBLICIDADE: 

.              

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *