Curta no Facebook e saiba tudo sobre Construção à Seco!
O Steel frame chegou no Brasil nos anos 90, mas a sua história começou muito antes disso.
Considerado um sistema novo no país, esse sistema que revolucionou a construção civil, possui mais de 100 anos de história ao redor do mundo.
Uma história que, por sinal, o coloca como protagonista de diversas situações pós-catástrofes. Isso você verá um pouco mais a frente.
Portanto, esse artigo foi criado para informar e mostrar para você de onde essa tecnologia veio. Também quem o criou e como ela ajudou outros países e como vem ajudando o Brasil desde que chegou aqui.
Como o Steel Frame foi criado?
Para falar da criação do Light Steel Frame, primeiro precisamos falar do Wood Framing. É o sistema que deu a base para a criação do que conhecemos hoje.
O Wood Frame foi criado por volta de 1810, no século XIX, nos Estados Unidos. Nessa época ainda era colônia, ocupado pelos ingleses que habitavam o território naquela época.
Os problemas eram os mesmos. As pessoas queriam construir suas casas o mais rápido possível, gastando pouco, mas tendo uma construção de alta qualidade e resistente a mãe natureza.
Porém, naquela época, o aço ainda era pouco utilizado para a construção civil. Principalmente se tratando de “pessoas físicas”, se assim posso dizer, por causa da dificuldade de se encontrar e por conta do preço.
Por causa disso, o Wood Frame era o sistema mais usado.
Qual a diferença entre Wood frame e Steel Frame?
“Wood” significa madeira e “Steel” significa aço.
Ou seja, naquela época, o sistema já existia, porém era feito com madeira. E para facilitar e ser coerente, é necessário dizer que eles utilizavam a madeira mais leve e resistente possível, para diminuir a força de trabalho e manter a qualidade e segurança.
Casa em Steel Frame construída em 1933 ainda existe em Chicago
A prova da resistência e durabilidade do sistema Steel Frame.
“Então… quando o Steel Frame apareceu no Brasil? ”
Ele apareceu após a 2º revolução industrial, com o desenvolvimento da Industria do aço. Para ser mais específico, o primeiro protótipo de uma casa feito com o Steel Frame apareceu na Feira Mundial de Chicago, em 1933, tendo como principal diferença, a substituição da madeira pelo aço.
A partir daí, o sistema e a utilização só evoluíram/aumentaram. A indústria de aço se desenvolveu ainda mais por conta da segunda guerra mundial e isso também impulsionou a economia americana, fazendo com que cada vez mais as casas passassem a utilizar esse sistema para serem construídas.
Quando o Steel Frame chegou ao Brasil?
Pulando a segunda guerra mundial (falaremos dela daqui a pouco) e saindo de 1933 para 1990 para poder falarmos do Steel Frame no Brasil… foi nessa década que o sistema chegou aqui.
Atrasado?
Como todos os produtos e sistemas que aqui chegam (quando chegam), mas, pelo menos chegou!
Ainda passando por aceitação no mercado brasileiro, é notável ver a iniciativa e vontade das grandes empresas por trás do Light Steel Frame (LSF) querendo expandir o sistema no mercado brasileiro.
Um exemplo é a Framecad, indústria neozelandesa, que já está a mais de 29 anos no mercado, possui um faturamento de mais de 75 milhões de dólares anualmente, vê o Brasil como um mercado em potencial e está, aos poucos, entrando aqui.
A Votoratim é outra empresa que também está presente em diversos países e crescendo muito nos quatro cantos do Brasil, apoiando o desenvolvimento do setor e disseminando a informação para capacitação dos profissionais que estão envolvidos no (LSF).
LP Building Products é uma empresa americana que chegou ao Brasil em 2008 e em apenas 7 anos de LP Brasil, já está presente em mais de 800 cidades do país.
A A.D Barbieri, que tem a sua sede na Argentina, entrou no mercado brasileiro em 2011 e desde então não para de crescer, garantindo um aço galvanizado de alta qualidade a preço competitivo, fazendo com que os clientes possam escolher o melhor por um preço em conta.
E onde essas empresas investem?
Entre as principais construções estão: Alojamento de obras, creches, escolas, shopping centers, galpões, lojas comerciais e é claro, as residências familiares.
No entanto, apesar de todo esse investimento e o crescimento, menos de 3% das construções no país é feita pelo sistema.
É pouco?
Você já vai descobrir!
Descubra alguns episódios em que o Steel Frame foi muito importante
Voltemos a segunda guerra mundial, para ser mais específico, dia 6 de agosto de 1945, o dia que mudou a história do Japão e dos japoneses.
O que aconteceu?
Um Boing-29 chamado Enola Gay lançou a bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima e deixou milhares de vítimas e territórios completamente destruídos.
Guerra perdida e um país totalmente desolado, não havia mais o que fazer a não ser reconstruir, e foi exatamente isso que o Japão fez.
O Japão foi o primeiro país a utilizar o sistema para fazer uma reconstrução após uma grande catástrofe, uma reconstrução muito bem feita, diga-se de passagem.
Japoneses dando aula de Construção Civil
Após o exemplo bem-sucedido do Japão, chegou a vez do Chile. Em fevereiro de 2010, uma reconstrução rápida e muito organizada baseada no LSF.
O que esses dois países têm em comum, além dos episódios de destruição?
A popularização do sistema após a reconstrução.
Para você ter noção, em 2015, cerca de 60% da construções chilenas já haviam sido feitas com o Steel Frame.
Veja este artigo completo sobre a reconstrução do Chile com o Steel Frame.
Nos Estados Unidos, mais de 40% das estruturas comerciais, utilizaram o sistema.
Junto com o Chile, Canadá e Austrália também utilizam o sistema em larga escala.
O que acontecerá daqui para frente com esse sistema?
Então, sim, menos de 3% de utilização é muito pouco para o país que batalha para ser o maior da América Latina.
Mas esse número também se deve ao tamanho do território brasileiro e deve ser visto com bons olhos, pois significa que o Steel Frame ainda tem muito espaço para se expandir aqui.
Isso significa que você precisa aprender a trabalhar com esse sistema o mais rápido possível, para se manter no topo do mercado e atualizado diante dos seus clientes.
Por isso, não deixe de ler os outros artigos do blog e compartilhar com sua equipe de construção!
E não se esquece de curtir e compartilhar com seus amigos.
Assim como a planta é o projeto de uma construção civil, o sonho é um projeto de construção da vida.
Assim como a planta é o projeto de uma construção civil, nossos sonhos são projetos de construção da nossa vida.
Moro em Foz do Iguaçu – Pr. tenho uma casa construida em wood framing feita pela ITAIPU em 1979
ou seja esse sistema ja esta no Brasil a muito tempo… agora vou fazer uma modificação na casa., porque hoje ê um ponto comercial.. e vou ultilizar steel frame… legal nê…
Quero um orçamento. Gostaria de um contato.
Boa noite. Caso tenha um projeto arquitetônico. Podemos fazer um orçamento sem compromisso.
Boa noite
Trabalho com telhados de Steelframe.
Sou Eriberto, Efadrywall LSF, Rio de Janeiro
Qual foi a primeira casa em LSF no Brasil??
Onde foi?
Se tem Foto
Olá aqui é a Maíra Oliveira, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.