construção a seco na obra

Construção à seco – Conheça a tecnologia que não utiliza água na obra

Curta no Facebook e saiba tudo sobre Construção à Seco!

Especialistas no ramo de construção passaram recentemente, em prol de otimizar seus resultados na área, a apostar na chamada construção à seco. Esse tipo de construção visa atuar em diversos setores do país. Desde a habitação residencial até no industrial. Saiba mais sobre essa tecnologia do futuro e continue lendo!

O sistema de construção à seco é um método de construção mais versátil e mais rápido que de seus semelhantes. Permite economizar no tempo de construção em até 70%. Isso quando comparado com a construção tradicional e que envolvem o uso de tijolos e blocos.

Ao contrário do método tradicional, o sistema requer um uso mínimo ou nulo de água. Também gera resíduos mínimos de construção. Assim preserva a temperatura ambiente em suas peças e fornecendo eficiência energética máxima.

Placas cimentícias na construção à seco

As placas cimentícias, no país, utilizam uma mistura do chamado cimento Portland com fios sintéticos. Isso permite que cada processo seja feito voltado para as necessidades específicas de cada cliente e projeto.

Conheça os principais tipos de placas cimentícias existentes no Brasil:

Placa cimentícia de fibrocimento

construção steel frame com placa cimenticia

Esse tipo de placa é produzida a partir de fibras celulósicas e cimento usinado. A partir de uma prensa com uma temperatura específica que permitem que a rigidez ideal seja atingida.

Alguns projetos são, também, impermeabilizados.

São basicamentes “telhas de fibrocimento lisas”. Tem característica de trabalharem em climas que variam muito a temperatura.

São exemplos de fabricantes a Eternit e a Brasilit.

Placa cimentícia de cimento e fibra de vidro

É feita a partir de cimento usinado e misturado a polímeros de gesso e telas fibrosas. Assim, geram como resultado um material simples de ser trabalho, alta maleabilidade e leveza. Pode ser também usado em curvas.

É uma placa de qualidade mais alta e valor mais elevado.

Exemplos de fabricantes são Knauf (placa Aquapanel) e USG (placa Durock).

Confira esta obra com fechamento inteiro de placa Aquapanel da Knauf.

Drywall

O Drywall foi introduzido como um material de construção viável no início dos anos 1900. Ganhou popularidade nos anos 40 e 50 como alternativa às paredes de gesso devido à sua fácil instalação. Também deviso à sua resistência ao fogo adicional e dissuasão do ruído.

Conhecido como placa de gesso, é feito de minério de gesso moído em pó.

O drywall resistente a mofo é criado a partir de fibra de vidro em vez de produtos de papel. A fabricação de drywall foi uma das primeiras a começar a usar papel reciclado. Atualmente já existem novas tecnologias, como o Ultrawall, que se baseiam no sistema de gesso acartonado.

obra de drywall

Sistema EIFS

O sistema EIFS  permite flexibilidade arquitetônica e de design que é econômica, sustentável, durável e segura, com excepcional resistência ao fogo, corrosão e pragas.

É mais durável, leve e fácil de transportar, sendo comprovado em sua qualidade ao suportar temperaturas severas superiores a 1000 ° C.

Tem uma integridade estrutural que permite que ele permaneça reto e o mais importante, seguro.

Conheça vantagens:

  • Custo menor e rápido para construir: Sua construção é rápida e simples. Isso significa resultados de alta qualidade em qualquer lugar, usando mão-de-obra de baixo custo e muito qualificada a prazos mais curtos.
  • Resistente e flexível: A força inerente do sistema EIFS permite a flexibilidade arquitetônica e de design do projeto, permitindo que curvas sejam facilmente incorporadas em projetos funcionais.
  • Durável e seguro: Graças à sua excepcional resistência ao fogo, corrosão e pragas, os edifícios que usam esse sistema são a primeira escolha para condições ambientais extremas. Como o aço não precisa ser tratado também é mais seguro para pessoas manipulando e vivendo ou trabalhando em torno disso.
  • Sustentável: O steel frame dura mais, além de ser fácil de transportar, cria um mínimo de resíduos de matérias-primas. No final de sua longa vida, o aço também pode ser totalmente reciclado.
  • Garantia de 20 anos contra cupins e outras pragas, permitindo qualquer tipo de acabamento e sendo um excelente isolante térmico, além de isolante acústico.

sistema eifs

Painel Wall para Laje Seca

O velho ditado de que tempo é dinheiro nunca foi mais verdadeiro do que quando se trata do uso do painel wall para laje seca.

Se você estiver procurando uma maneira de construir mais casas em um período mais rápido, os painéis de parede são a solução ideal para você, apostando em aumentar a produção sem aumentar o seu custo de enquadramento.

O painel wall para laje seca, na construção à seco, permite que qualquer equipe obtenha edifícios completos e funcionais em uma fração muito menor do tempo que seria levado com o estilo convencional de construção.

Além disso, esse estilo de construção à seco é todo projetado, desde o design até cálculos sendo feitos com softwares de computador personalizados.

Permitindo assim até mesmo aos trabalhadores com experiência mínima a obtenção das casas mais “difíceis” de serem construídas com facilidade! Confira mais vantagens:

  • Menos resíduos do local de trabalho – Os painéis são construídos em suas fábricas e enviados diretamente para o local de trabalho, reduzindo o desperdício.
  • Projetado para a preferência do construtor, com todo trabalho sendo personalizado de modo que corresponda ao que o construtor está acostumado e deseja.
  • Resistência e durabilidade.

painel wall

Revestimento siding vinílico

O revestimento siding vinílico possui sua cor infundida com o próprio vinil, de modo que não escorra. Os construtores e clientes podem escolher entre uma ampla paleta de cores, que combina com quase qualquer opção para o resultado final.

Uma das principais razões pelas quais ele se tornou “rei” no mundo da construção à seco de casas e indústrias é que, uma vez que ele esteja instalado, praticamente não há manutenção prevista para os próximos 30 ou 40 anos.

Sob a presença constante de sol, as cores infundidas podem desaparecer com o tempo, então sem uma certa quantidade de cuidados, como uma nova mão de tinta, seu revestimento tenderá a parecer antigo depois de alguns anos. Porém, algumas pessoas gostam desse efeito e, inclusive, apostam nele.

Outro ponto a ter em mente é seu custo. O siding vinílico é um dos caminhos menos custosos ao se falar em construção. Não só seus custos iniciais são menores do que praticamente qualquer outro revestimento, mas sua a instalação também é rápida e barata devido ao leve peso do material.

siding vinilico

Construção à Seco no Brasil

No Brasil o sistema vem crescendo gradativamente. Cada vez mais empresas investem e constroem sem utilizar água.

Para resumir, as principais vantagens da construção à seco são o baixo custo e facilidade de instalação, combinada com sua baixa manutenção. Também a resistência e durabilidade são destacadas.

Conheça mais sobre essa opção e inove!

Se diferencie no mercado e fique à frente da concorrência

Confira nossa sessão de Treinamentos Avançados para Construção Civil e fique sempre à frente!  

PUBLICIDADE: 

.              

 

Um comentário sobre “Construção à seco – Conheça a tecnologia que não utiliza água na obra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *