Tirando as Principais Dúvidas sobre Construções Steel Frame

Curta no Facebook e saiba tudo sobre Construção à Seco!

Ainda existem muitas dúvidas sobre construções Steel Frame e hoje você poderá verificar mais sobre esse assunto e colocar um ponto final em qualquer questão.

O fato é o método de construção a seco já é encontrado em vários países de primeiro mundo. Podemos considerar que o Steel Frame seja até mesmo uma referência no que diz respeito a tecnologia da área civil.

Infelizmente muitos profissionais caminham em um sentindo um pouco contrário ao Steel Frame, mas isso acontece principalmente por conta da falta de informação. O método acaba sendo desqualificado de maneira completamente errada e o nosso objetivo é desmistificar completamente o assunto.

Tire todas as subas dúvidas sobre construções Steel Frame aqui mesmo nesse artigo. Acompanhe tudo o que nós preparamos para você. Boa leitura!

Dúvidas sobre construções Steel Frame: conheça mais sobre o assunto

Como você já sabe, ainda existe uma série de preconceito sobre essa alternativa de construção. Mas o que ainda é um “mito” no Brasil, já é uma grande realidade nos Estados Unidos, Canadá e na Austrália.

O Brasil não é um país que sofre com grandes catástrofes naturais, como terremotos e furacões, mas é interessante contar com um método construtivo que garanta segurança e conforto.

Atualmente, os sistemas construtivos são colocados sempre a prova de qualquer possível catástrofe natural, pois é importante ter essa prevenção.

Acontece que o Steel Frame é totalmente preparado para vendavais, tempestades e afins, já que o seu material é capaz de suportar esse tipo de problema.

  • “A estrutura do Steel Frame é fraca”

Muitas pessoas confundem a sua estrutura leve, com estrutura frágil, mas saiba que isso não faz sentido algum.

Completamente diferente da construção em alvenaria, esse tipo de método construtivo utiliza produtos selecionados e completamente padronizados, que visam atender os mais rígidos padrões de controle de qualidade e pode ser utilizado até mesmo em prédios com até quatro andares.

No Brasil, você já deve saber, que é muito fácil adquirir um tijolo e estes nem sempre possuem certificação oficial. Os materiais utilizados no Steel Frame se diferenciam justamente por conta disso, pois seguem padrões internacionais e são certificados pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Falcão Bauer Centro Tecnológico de Controle de Qualidade.

Se a estrutura de Steel Frame realmente fosse frágil, talvez não construíssem sistemas que são “somente estruturais” utilizando o método, como essa foto abaixo:

steel frame estrutura

Com relação a fenômenos naturais, o sistema Steel Frame também mostra suas vantagens.

Teste de terremoto em prédio Steel Frame em San Diego – EUA

  • “O resultado do Steel Frame pode não ser tão bom”

Quando unimos os perfis leves de aço galvanizado com lã de rocha, painéis de gesso e placas cimentícias, o método de construção é chamado de “a seco”.

Esse método a seco é o próprio Steel Frame e é capaz de oferecer com grande resistência e durabilidade. Além disso, consegue proporcionar um ótimo conforto acústico e térmico e praticamente nenhum tipo de entulho ou resíduo durante a construção.

Essa foto da Vila Olímpica na África mostra o resultado do Steel Frame.

estrutura steel frame

  • “Steel Frame é o mesmo que Drywall”

É muito comum que exista uma grande confusão entre Steel Frame e Drywall. Para quem não sabe, esse segundo método de construção é formado por paredes e divisórias de gesso que preencher ambientes internos.

A construção em Steel Frame é uma estrutura que faz parte da elaboração de projetos de engenharia e arquitetura que são elaborados de maneira rigorosa.

Aqui no Brasil, as construções podem chegar até 4 andares normalmente.

Um outro ponto que chama a atenção é em relação a vedação das paredes. No Steel Frame não existe furo, porosidade ou trincar, podemos considerar que o método é realmente perfeito.

O Drywall é usado no interior da construção Steel Frame.

drywall steel frame

  • “O Steel Frame não é resistente”

Mais uma vez essa é uma das dúvidas sobre construções Steel Frame que mais causam a disseminação de ideias erradas sobre o assunto.

O Steel Frame é capaz de salvar até mesmo vidas em um terremoto, por exemplo. É possível que esse método seja capaz de diminuir os prejuízos causados por uma enchente.

Não é difícil entender os motivos que fazem esse método construtivo ser tão resistente e seguro.

Um sobrado que é construído em Steel Frame, consegue ser mais leve em até 8x quando comparado com a alvenaria.

Se existisse algum tipo de terremoto, os perfis leves de aço galvanizado simplesmente se entortariam e isso diminuiria significativamente o impacto sentido.

Por conta disso, o Steel Frame também não vai simplesmente desmoronar em cima dos moradores, o que evita consideravelmente acidentes com vítimas.

No caso de chuvas, as construções em alvenaria acabam sofrendo um pouco com a questão da umidade, que por vezes, cria até mesmo um ambiente completamente insalubre para os moradores.

Esse tipo de problema já não é possível conferir no Steel Frame, o que mais uma vez demonstra outro ponto positivo na construção.

Só para você ter uma ideia, em um caso extremo onde o Steel Frame deu algum problema e vai precisar receber alguma manutenção, basta remover as placas afetadas e substituí-las por novas.

A estrutura da moradia que é de aço, acaba não sendo afetada e isso garante uma segurança muito maior, concorda?

Todo o processo de Steel Frame acaba sendo rápido demais.

Uma casa de aproximadamente 40 metros quadrados, por exemplo, pode ser edificada após o serviço de fundação, em 5 dias apenas.

Estrutura de Steel Frame pronta sendo instalada na parte superior de casa.

steel frame estrutura

 

  • “O Steel Frame pode ter falhas”

Um outro ponto que acaba sendo alvo de preconceito é a impermeabilização. Isso acontece quando a fundação e o contrapiso não estão adequados ao terreno, o que proporciona o surgimento de problemas com a umidade.

O Steel Frame também não apresenta esse tipo de problema, pois se o projeto for executado por um profissional especializado nesse assunto, você com certeza, não terá nenhum tipo de problema.

O método Steel Frame somente estará fazendo o uso adequado de toda a técnica, quando todos os materiais especializados realmente forem utilizados, por isso sempre conte com a orientação de um profissional.

A beleza de uma construção Steel Frame em fase de finalização.

steel frame casa

  • “O Steel Frame só serve para casas e construções pequenas”

Isso também é um mito.

O Steel Frame pode ser utilizado em prédios de até 4 andares somente com o aço leve.

E construído com a ajuda de aço pesado na edificação, não tem limite de altura para o empreendimento.

A imagem abaixo fala por si só quando o assunto é tamanho de uma construção Steel Frame.

pre fabricado steel frame

Agora você já sabe melhor quais são as principais dúvidas sobre construções Steel Frame. De fato, essa construção é uma das melhores opções para quem está buscando economia, durabilidade, resistência e sustentabilidade. Converse com o responsável pelo projeto da sua casa e verifique se o método será adequado para você.

Se diferencie no mercado e fique à frente da concorrência

Confira nossa sessão de Treinamentos Avançados para Construção Civil e fique sempre à frente!  

PUBLICIDADE: 

.              

 

10 comentários sobre “Tirando as Principais Dúvidas sobre Construções Steel Frame

    1. Olá Igor,
      O Steel Frame é um sistema que troca a temperatura dos produtos mais rápido que a alvenaria, pois é composto de produtos menos densos.
      Além disso, as lãs para isolamento térmico dão conforto de temperatura ao sistema.
      Por isso o Steel Frame gera economia de ar condicionado, não precisando utilizar potência igual ao de uma obra convencional.

  1. Só para ilustrar suas imagens Blog do Light Steel Frame, o pórtico apresentado na imagem tem: 18 m de comprimento, 10 m de altura e 3 m de largura, ficando pronto em 30 dia.

  2. Boa noite, adorei as informações estou pesquisando a meses isto, vou construir uma pousada e quero mais informações sobre profissionais em MG, que saiba a fundo sobre este sistema se poderem me indicar fico grato, um projeto pequeno de 20 apartamentos com areas de lazer e vestiarios um pequeno clube.

  3. Qual tipo de laje eh suportado no steel frame? Estou fazendo um edificio de 3 andares, com partes em balanco inclusive, da certo usar o steel frame?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *