perfis steel frame estrutura

Perfis Steel Frame: Engenheirados x Tradicionais

Curta no Facebook e saiba tudo sobre Construção à Seco!

O sistema de construção steel frame tem feito sucesso no Brasil. No entanto, as características desse sistema seguem pouco conhecidas pelas pessoas, inclusive referente a estruturação da obra.

Nesse sistema é possível encontrar dois tipos de perfis steel frame, que tecnicamente podem alterar diferentes processos da obra e principalmente – dependendo do escolhido – oferecer maior praticidade.

Esses dois perfis steel frame são conhecidos no ramo da construção civil como engenheirado e tradicional. Sendo ambos com características relevantes, e que precisam ser analisados com atenção para que sejam adotados o mais eficiente para o estilo de construção desejado.

Esses tipos são somente de estrutura de aço, não de madeira como o conhecido Wood Frame.

Assim, há a possibilidade de colher todos os benefícios que cada um desses perfis poderão proporcionar para a sua obra.

Confira quais são as diferenças pontuais entre os principais perfis steel frame.

Existem dois tipos de perfis steel frame que tendem a ser usados nos processos de desenvolvimento da estrutura da obra. Conhecidos como perfil tradicional e engenheirado, ambos são usados com frequência neste modelo de construção, oferecendo benefícios pontuais para a obra. No entanto, é necessário entender que eles possuem diferenças entre si, que podem melhorar a eficiência da obra.

Perfis Engenheirados

framecad perfis steel frame

A começar pelo perfil engenheirado, que também é conhecido como um “perfil sob medida para cada obra”.

No caso, esse perfil costuma ser vendido com um tamanho padronizado, não sendo necessário cortá-lo para prosseguir com a obra. Ocorre que esse perfil também permite que o construtor envie uma cópia do projeto e com base nisso o fabricante desenvolve o quantitativo de peças que deve usar.

Também são realizados pré-furos nos perfis para que se encaixe perfeitamente no momento da instalação. É como um “lego”, só ler o projeto e seguir o passo a passo.

Trata-se de um perfil relativamente interessante, pois isso pode garantir grande agilidade para a sua obra.

Ou seja, é provável que o perfil engenheirado seja um dos mais eficientes para os dias atuais na hora da instalação. isso pois a agilidade se tornou exigência das mais variadas obras.

Fabricação sob medida para obra

howick perfis steel frame

Algumas marcas de máquinas Steel Frame já estão presentes no Brasil, como as empresas da Nova Zelândia Framecad e Howick, a suíça Crupe, a americana Pincacle, entre outras.

A máquina é como se fosse uma “impressora” do que consta no projeto.

De nada adianta um projeto incompleto, a máquina não resolverá a questão na obra.

O segredo para se trabalhar com esse tipo de sistema é no cálculo e no projeto. Não somente a máquina, pois ela só imprime o que consta no papel.

É preciso bastante conhecimento para se trabalhar com esse tipo de perfil.

Abaixo o vídeo mostra a fabricação de perfis steel frame engenheirado.

Perfis Tradicionais

Contudo, também é necessário conhecer as características do perfil tradicional, que é considerado uma opção que se torna mais em conta.

Esse perfil tradicional não conta com a agilidade do perfil engenheirado. Porém isso não acaba tornando-o uma opção menos “procurada” nos dias atuais.

Ocorre que esse perfil acaba sendo desenvolvido em máquinas padronizadas. Ou seja, a fabricação dos mesmos é feito somente com tamanho padrão, geralmente de 3 metros e 6 metros, e com necessidade do instalador realizar os cortes e furos.

Essa diferença obviamente acaba atrapalhando alguns pontos da construção, e por isso devem ser analisadas com atenção no momento de escolher o perfil ao qual deseja trabalhar.

Também pode gerar algumas dúvidas no momento da montagem da estrutura para profissionais que não estejam muito habituados ao sistema.

No caso, essas diferenças podem ser notadas não apenas na prontidão da obra, mas também na necessidade de contar com instaladores eficientes para executar furos e cortes precisos, não prejudicando esses perfis.

perfis light steel frame

Qual a melhor opção de perfis Steel Frame?

Esses perfis steel frame podem influenciar a agilidade da sua obra, por isso há a necessidade de analisar com atenção as diferentes que eles apresentam.

Assim, pode elaborar uma obra que proporcione não apenas segurança na estrutura e outros detalhes.

Mas principalmente que garanta uma economia eficiente para o seu bolso, como também uma maior agilidade a partir da entrega da mesma.

Portanto, a resposta para qual o melhor é: depende!

Dependendo do tipo de obra, qualidade da instalação, local e empresa. Cada sistema tem suas vantagens e desvantagens.

Ambos tem a galvanização necessária para não oxidar e devem seguir a norma. Assim não enferrujam mesmo com a incidência de umidade.

Também podem ser construídos em prais e locais litorâneos, pois a proteção existem em qualquer aço Steel Frame.

E você, prefere utilizar perfis steel frame Engenheirados ou Tradicionais em suas obras?

Deixe sua opinião, é importante para nós e para o sistema Steel Frame!

Se diferencie no mercado e fique à frente da concorrência

Confira nossa sessão de Treinamentos Avançados para Construção Civil e fique sempre à frente!  

PUBLICIDADE: 

.              

 

4 comentários sobre “Perfis Steel Frame: Engenheirados x Tradicionais

  1. Bom dia, referente a instalação dos perfis, gostaria de saber se parafusado com brocante é ideal para a instalação deles na obra ou existe outro tipo de parafuso. Tive problema na estrutura e já resolvi, agora tenho que fazer o fechamento para não ficar aparente os perfis, mas ao fazerem orçamento do serviço, disseram que minha casa vai cair…como faço pra ficar segura com o sistema? Grata. Andréa- Limeira SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *