chapas OSB

Placas OSB e Todas Suas Aplicações

Curta no Facebook e saiba tudo sobre Construção à Seco!

Usadas com frequência no setor da construção à seco para situações estruturais e não estruturais, as placas OSB (Oriented Strand Board) são caracterizadas como um painel de tiras de madeiras orientadas.

Essas placas tendem a ser vistas nas mais diferentes situações. Oferecem inúmeras vantagens ao comparar com os outros sistemas de madeira – e inclusive passa a ter a característica sustentável.

No caso, as placas OSB são conhecidas por apresentarem grande resistência. Além de terem uma estabilidade maior e serem opções mais econômicas, são capazes de apresentar uma economia ampla nas construções. Ocorre que elas são mais fáceis de instalar, não obrigando a contratação de diversos profissionais ou mão de obra qualificada.

Placas OSB – todas as utilizações do produto

Profissionais com pequena experiência em obra ou em simples marcenaria já estão aptos a instalar as chapas OSB.

Não sabe onde pode usar as placas OSB em sua obra? Veja detalhes abaixo.

Placas OSB com função estrutural

chapas osb estruturais

As placas OSB podem ser usadas em diferentes situações. Uma das funções é estrutural. Contudo, para que elas possam ser instaladas ou usadas sem qualquer risco, é necessário considerar a espessura que possuem.

A espessura é o fator determinante para o uso correto dessas placas, pois ao usar uma espessura maior ou menor que necessário, pode-se prejudicar a estrutura.

Para a parte estrutural esse cuidado para com a estrutura das placas OSB passa a ser ainda mais importante. A eficiência da construção depende da forma como esses painéis feitos de tiras de madeiras orientadas serão adaptados com o restante da obra.

Para função estrutural, as chapas OSB devem conter no mínimo 11,1 mm de espessura.

Nesses casos, é importante proteger o OSB com a membrana e o flashing (fita asfáltica) para o produto não sofrer a incidência de umidade no sistema Steel Frame.

Assim, garante resistência e ajuda na estrutura total da obra, diminuindo a utilização do aço no caso do Steel Frame ou da madeira no caso do Wood Frame.

Placas OSB para lajes

As chamadas lajes secas também são construídas com chapas OSB. Para isso a espessura delas devem ser de 15,1 mm ou 18,3 mm.

É construída uma estrutura metálica de aço pesado ou até mesmo de aço leve (Steel Frame). O painel OSB é instalado e parafusado acima da estrutura.

Assim, pode ser construída com esse produto qualquer tipo de mezanino, laje e aumentar o espaço dos ambientes.

laje em OSB

Placas OSB como reforço de Drywall

reforço placas osbQuando o drywall é instalado como revestimento em casas e prédios, a parte entre a placa e a estrutura Steel Frame de perfis fica vazia.

Mesmo com a instalação de lãs de isolamento, não fica uma superfície rígida para pendurar quadros, televisões ou móveis.

Nesses casos, o OSB entra como reforço no gesso, sendo possível pendurar qualquer objeto na parede.

Normalmente é utilizada a espessura de 9,5 mm para essa finalidade, visto que para reforço o painel OSB já suporta um grande peso nesse modelo.

O produto quando instalado internamento no drywall também tem outra vantagem que acaba atrapalhando um pouco o sistema. Ele elimina o barulho de “oco” na parede, tornando uma estrutura mais rígida.

Isso pode passar mais credibilidade à construção para clientes que não estiverem acostumados ao sistema de construção à seco.

Placas OSB como decoração

Além de ser usada na estrutura das construções e nos mezaninos, as placas OSB também podem ser usadas em projetos de interiores.

Um exemplo são os painéis de 9,5 mm de dimensão, que se tornam opções práticas para revestir as paredes. Elas criam um estilo mais rústico ou escandinavo para a sua decoração – que seriam, no caso, dois estilos de decoração que se encontram em alta para os interiores.

Placas OSB para móveis

As placas também se tornam úteis para a criação de móveis, sendo necessário o uso de diferentes espessuras. Inclusive, essas placas costumam ser usadas com grande frequência para a criação de estantes e revestir mesas, assim como para painéis de televisão ou vitrines de lojas.

Na verdade, a utilidade das placas OSB é enorme, basta usar a criatividade e realizar a criação do projeto com atenção.

móveis em chapas OSB

Sustentabilidade das Placas OSB

sustentabilidade das placas OSBEsse tipo de placa não apenas permite que elabore uma construção que venha a ser mais prática, ou decorar os ambientes, como também se torna uma opção sustentável.

Essas madeiras usadas na criação do painel são resinosas e que no caso, são provenientes de plantações com propósito de construção.

Assim, são mantidas com a gestão florestal sustentada, evitando impactos para a natureza.

Agora você pode utilizar mais esse excelente produto nas suas obras.

A fabricação já existe no Brasil!

Fabricação de OSB

Veja como é feito o processo de fabricação do produto. Desde o corte da madeira até o carregamento em pallets!

Já conhece como a placa OSB é utilizada no sistema Steel Frame? Confira o passo a passo da construção à seco e fique por dentro de todas as novidades!

E você conhece alguma outra aplicação da placa OSB?

Se diferencie no mercado e fique à frente da concorrência

Confira nossa sessão de Treinamentos Avançados para Construção Civil e fique sempre à frente!  

PUBLICIDADE: 

.              

 

4 comentários sobre “Placas OSB e Todas Suas Aplicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *