casa wood frame

Steel Frame x Wood Frame – Qual Escolher Para Construir?

Curta no Facebook e saiba tudo sobre Construção à Seco!

Você já deve ter se perguntado em qual sistema deve construir sua próxima obra – Steel Frame x Wood Frame.

O Steel Frame é a aposta por uma construção mais durável, eficiente, mais limpa e muito mais sustentável do que quando comparada aos nossos métodos atuais.

O Wood Frame também vem chamando a atenção e hoje nós vamos apresentar para você, um pouco mais sobre esses dois métodos de construção que estão fazendo cada vez mais sucesso.

Hoje em dia, as pessoas têm procurado por construções que sejam viáveis financeiramente, mas que também demonstrem um bom padrão de qualidade, até porque um sem o outro, não adiantaria de nada.

O Steel Frame não foi uma ideia que surgiu no Brasil, mas desde que chegou em nosso país, sempre foi muito bem recebido. Você deseja conhecer mais sobre esse assunto? Então continue acompanhando esse artigo. Boa leitura!

Steel Frame x Wood Frame: saiba tudo sobre esse assunto

Os sistemas construtivos sempre foram um assunto muito comentado, até porque é muito importante conseguir encontrar algo que realmente seja capaz de oferecer benefícios ao proprietário, baixo custo para o construtor e que não agrida o meio ambiente.

Conheça então um pouco mais sobre o tema:

  1. Steel Frame

    casa steel frame

O Steel Frame é um sistema construtivo conhecido no mundo inteiro, mas está melhor colocado no EUA, Canadá, Japão, Chile, Argentina, no continente Europeu e também está ganhando espaço na construção brasileiro.

Esse método de construção foi aprovado em muitos países por conta das suas vantagens que são muito maiores do que as estamos acostumados a encontrar na construção convencional em alvenaria.

Para quem não sabe, o Steel Frame é um sistema de construção conhecido como “a seco”, constituído por uma estrutura bem leve de perfis de aço galvanizado que são capazes de formar um esqueleto estrutural autoportante.

Esse esqueleto estrutural é composto de painéis, tesouras de telhado, vigas e muitos outros elementos. Tudo isso é projetado para que seja possível suportar completamente as cargas de edificação.

Ainda neste esqueleto estrutural são fixadas algumas placas de fechamento externo e interno, barreiras e isolamentos termo acústicos, o que gera uma construção com o mesmo aspecto da construção convencional, só que com uma diferença: qualidade bem superior.

            Vantagens dessa construção

  • Construção completamente sustentável

A utilização da água é baixa, existe uma grande economia de energia. Os materiais utilizados são recicláveis e os resíduos gerados possuem um volume bem baixo.

  • Tempo de construção

O tempo de construção do Steel Frame chama bastante atenção, pois leva apenas 1/3 do prazo da construção em alvenaria. Isso é uma ótima alternativa para aquelas pessoas que possuem pressa.

  • Versátil

A versatilidade é um outro fator que agrada as pessoas em um geral, pois é possível executar muitos projetos arquitetônicos.

  • Estrutura leva

Como esta construção possui um peso menor, é possível economizar até 75% do custo comum de uma fundação, principalmente quando comparado com a alvenaria.

  • Obra limpa

O canteiro sempre fica organizado e existe um desperdício de material praticamente zero.

  • Os custos são previsíveis

Todo o projeto que for desenvolvido inicial será seguido durante toda a execução da construção. Cada detalhe é seguido rigorosamente e isso evita que outros tipos de custos sejam adicionados na obra.

  • Melhor isolamento acústico e térmico

O isolamento acústico e térmico são dois fatores que também fazem sucesso na construção Steel Frame.

O fato é que esse tipo de construção garante resultados muito melhores. Praticamente não existe nenhum outro tipo de construção que consiga ser superior a este.

  • Facilidade na execução e manutenção

A qualidade da obra consegue ser ampliada por conta da sua fácil execução. Em relação a manutenção também é muito simples e praticamente não dá nenhum problema.

  1. Wood Frame

    wood frame casa

O Wood Frame também é um tipo de sistema construtivo, só que este possuí a sua estrutura feitas de painéis em madeira.

Essa estrutura é utilizada em muitos outros países, assim como o Steel Frame. O Wood Frame já é sucesso na Alemanha, Inglaterra e França, por exemplo.

Na Alemanha, esse tipo de construção é um verdadeiro sucesso e já faz parte do costume da região.

Nos Estados Unidos, o Wood Frame também já garantiu o seu espaço. Na verdade, desde o século XIX, o método já era utilizado em boa parte das moradias desse país.

No Brasil, foi somente em 1990 que a tendência realmente chegou. Mas somente nos últimos anos que as pessoas começaram a ter mais curiosidade sobre o assunto.

            Vantagens do Wood Frame

Verifique os motivos que tornam esse sistema construtivo interessante:

  • Durabilidade

É claro que a durabilidade desse método construtivo está ligada diretamente com a qualidade da madeira utilizada. Só para você ter uma ideia, algumas construções podem durar séculos.

Esse fato nos demonstra o motivo que faz o Wood Frame ser um sucesso.

  • Obra limpa

Este método de construção anula em quase 100% o acúmulo de resíduos ou entulhos que normalmente são gerados na construção em alvenaria.

Não gerar resíduos é o mesmo que contar com uma grande economia.

  • Sustentabilidade

A madeira utilizada no Wood Frame é reflorestada e ainda ajuda na redução de cerca de 80% da emissão de gás carbônico.

Como você pode verificar, os dois métodos de construção são extremamente interessantes, pois ambos se parecem em termos de vantagens, já que são sustentáveis, não produzem entulho e normalmente são construídos em um tempo bem curto.

Não há como afirmar que um método é melhor do que o outro. Você deverá conversar com o responsável pelo projeto de execução da sua casa, para que seja possível analisar qual será a sua melhor opção.

Há casos em que um método pode ser mais viável do que o outro, por isso a importância de conversar com um profissional sobre esse assunto.

Afinal, qual sistema escolher?

No Brasil atualmente vem se usando quase exclusivamente o sistema Light Steel Frame.

O Wood Frame vem sendo pouco usado talvez por um simples motivo: nossa madeira.

Para se construir no Wood Frame, a madeira utilizada na estrutura deve ser perfeita, completamente reta e dentro do esquadro.

Quem já utilizou madeira em algum tipo de construção sabe que não é muito fácil conseguir produto assim. E quando se consegue é muito caro.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a madeira perfeita que deve ser utilizada no sistema Wood Frame não é tão cara. É inclusive mais barata que o aço.

Por isso lá o Wood Frame domina as construções residenciais.

Agora você já conhece as principais características do Steel Frame e também do Wood Frame. Qual foi o tipo de construção que mais animou você? Deixe o seu comentário, é sempre muito importante para nós!

Enquanto isso, aprecie a incrível construção completa desta mansão em Wood Frame construída nos Estados Unidos.

Se diferencie no mercado e fique à frente da concorrência

Confira nossa sessão de Treinamentos Avançados para Construção Civil e fique sempre à frente!  

PUBLICIDADE: 

.              

 

6 comentários sobre “Steel Frame x Wood Frame – Qual Escolher Para Construir?

  1. Boa noite
    Sou estudante de edificações e estou desevolvendo o trabalho de conclusão com um comparativo entre steel frame e o método convencional.
    Tenho acessado constantemente o blog, conteúdo ótimo.
    Parabéns .
    André Luiz

  2. Olá boa tarde..
    Sou montador do sistema..
    Light Steel Framing.
    Pra mim o Brasil não tem pórtico de woody Frame..
    E sim no Stell Frame.. E vamos ganhar mais forças se o pessoal estudar a Forma certa de trabalho.. Pra ganharmos força que o nosso concorrência não são os montadores e nem empresas que vendem o sistema a seco e sim a alvenaria…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *