steel frame chegou no brasil

Quando o Steel Frame chegou no Brasil? A história e futuro do sistema

Curta no Facebook e saiba tudo sobre Construção à Seco!

O Steel frame chegou no Brasil nos anos 90, mas a sua história começou muito antes disso.

Considerado um sistema novo no país, esse sistema que revolucionou a construção civil, possui mais de 100 anos de história ao redor do mundo.

Uma história que, por sinal, o coloca como protagonista de diversas situações pós-catástrofes. Isso você verá um pouco mais a frente.

Portanto, esse artigo foi criado para informar e mostrar para você de onde essa tecnologia veio. Também quem o criou e como ela ajudou outros países e como vem ajudando o Brasil desde que chegou aqui.

Como o Steel Frame foi criado?

criação do light steel frame

Para falar da criação do Light Steel Frame, primeiro precisamos falar do Wood Framing. É o sistema que deu a base para a criação do que conhecemos hoje.

O Wood Frame foi criado por volta de 1810, no século XIX, nos Estados Unidos. Nessa época ainda era colônia, ocupado pelos ingleses que habitavam o território naquela época.

Os problemas eram os mesmos. As pessoas queriam construir suas casas o mais rápido possível, gastando pouco, mas tendo uma construção de alta qualidade e resistente a mãe natureza.

Porém, naquela época, o aço ainda era pouco utilizado para a construção civil. Principalmente se tratando de “pessoas físicas”, se assim posso dizer, por causa da dificuldade de se encontrar e por conta do preço.

Por causa disso, o Wood Frame era o sistema mais usado.

Qual a diferença entre Wood frame e Steel Frame?

construção wood frame

“Wood” significa madeira e “Steel” significa aço.

Ou seja, naquela época, o sistema já existia, porém era feito com madeira. E para facilitar e ser coerente, é necessário dizer que eles utilizavam a madeira mais leve e resistente possível, para diminuir a força de trabalho e manter a qualidade e segurança.

Casa em Steel Frame construída em 1933 ainda existe em Chicago

A prova da resistência e durabilidade do sistema Steel Frame.

“Então… quando o Steel Frame apareceu no Brasil? ”

Ele apareceu após a 2º revolução industrial, com o desenvolvimento da Industria do aço. Para ser mais específico, o primeiro protótipo de uma casa feito com o Steel Frame apareceu na Feira Mundial de Chicago, em 1933, tendo como principal diferença, a substituição da madeira pelo aço.

A partir daí, o sistema e a utilização só evoluíram/aumentaram. A indústria de aço se desenvolveu ainda mais por conta da segunda guerra mundial e isso também impulsionou a economia americana, fazendo com que cada vez mais as casas passassem a utilizar esse sistema para serem construídas.

Quando o Steel Frame chegou ao Brasil?

Pulando a segunda guerra mundial (falaremos dela daqui a pouco) e saindo de 1933 para 1990 para poder falarmos do Steel Frame no Brasil… foi nessa década que o sistema chegou aqui.

Atrasado?

Como todos os produtos e sistemas que aqui chegam (quando chegam), mas, pelo menos chegou!

Ainda passando por aceitação no mercado brasileiro, é notável ver a iniciativa e vontade das grandes empresas por trás do Light Steel Frame (LSF) querendo expandir o sistema no mercado brasileiro.

Um exemplo é a Framecad, indústria neozelandesa, que já está a mais de 29 anos no mercado, possui um faturamento de mais de 75 milhões de dólares anualmente, vê o Brasil como um mercado em potencial e está, aos poucos, entrando aqui.

A Votoratim é outra empresa que também está presente em diversos países e crescendo muito nos quatro cantos do Brasil, apoiando o desenvolvimento do setor e disseminando a informação para capacitação dos profissionais que estão envolvidos no (LSF).

LP Building Products é uma empresa americana que chegou ao Brasil em 2008 e em apenas 7 anos de LP Brasil, já está presente em mais de 800 cidades do país.

A A.D Barbieri, que tem a sua sede na Argentina, entrou no mercado brasileiro em 2011 e desde então não para de crescer, garantindo um aço galvanizado de alta qualidade a preço competitivo, fazendo com que os clientes possam escolher o melhor por um preço em conta.

E onde essas empresas investem?

Entre as principais construções estão: Alojamento de obras, creches, escolas, shopping centers, galpões, lojas comerciais e é claro, as residências familiares.

No entanto, apesar de todo esse investimento e o crescimento, menos de 3% das construções no país é feita pelo sistema.

É pouco?

Você já vai descobrir!

Descubra alguns episódios em que o Steel Frame foi muito importante

Voltemos a segunda guerra mundial, para ser mais específico, dia 6 de agosto de 1945, o dia que mudou a história do Japão e dos japoneses.

O que aconteceu?

Um Boing-29 chamado Enola Gay lançou a bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima e deixou milhares de vítimas e territórios completamente destruídos.

Guerra perdida e um país totalmente desolado, não havia mais o que fazer a não ser reconstruir, e foi exatamente isso que o Japão fez.

O Japão foi o primeiro país a utilizar o sistema para fazer uma reconstrução após uma grande catástrofe, uma reconstrução muito bem feita, diga-se de passagem.

Japoneses dando aula de Construção Civil

Após o exemplo bem-sucedido do Japão, chegou a vez do Chile. Em fevereiro de 2010, uma reconstrução rápida e muito organizada baseada no LSF.

O que esses dois países têm em comum, além dos episódios de destruição?

A popularização do sistema após a reconstrução.

Para você ter noção, em 2015, cerca de 60% da construções chilenas já haviam sido feitas com o Steel Frame.

Veja este artigo completo sobre a reconstrução do Chile com o Steel Frame.

Nos Estados Unidos, mais de 40% das estruturas comerciais, utilizaram o sistema.

Junto com o Chile, Canadá e Austrália também utilizam o sistema em larga escala.

O que acontecerá daqui para frente com esse sistema?

Então, sim, menos de 3% de utilização é muito pouco para o país que batalha para ser o maior da América Latina.

Mas esse número também se deve ao tamanho do território brasileiro e deve ser visto com bons olhos, pois significa que o Steel Frame ainda tem muito espaço para se expandir aqui.

Isso significa que você precisa aprender a trabalhar com esse sistema o mais rápido possível, para se manter no topo do mercado e atualizado diante dos seus clientes.

Por isso, não deixe de ler os outros artigos do blog e compartilhar com sua equipe de construção!

E não se esquece de curtir e compartilhar com seus amigos.

Se diferencie no mercado e fique à frente da concorrência

Confira nossa sessão de Treinamentos Avançados para Construção Civil e fique sempre à frente!  

PUBLICIDADE: 

.              

 

8 comentários sobre “Quando o Steel Frame chegou no Brasil? A história e futuro do sistema

  1. Assim como a planta é o projeto de uma construção civil, o sonho é um projeto de construção da vida.

    Assim como a planta é o projeto de uma construção civil, nossos sonhos são projetos de construção da nossa vida.

  2. Moro em Foz do Iguaçu – Pr. tenho uma casa construida em wood framing feita pela ITAIPU em 1979
    ou seja esse sistema ja esta no Brasil a muito tempo… agora vou fazer uma modificação na casa., porque hoje ê um ponto comercial.. e vou ultilizar steel frame… legal nê…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *