Qual revestimento externo utilizar no Steel Frame?

Curta no Facebook e saiba tudo sobre Construção à Seco!

O método de construção Steel Frame, conhecido aqui no Brasil como “método americano”, além de todas suas vantagens, também aceita mais de um tipo de revestimento externo

Dependendo do estilo da obra, é possível tornar o aspecto mais comercial ou mais residencial. Tudo vai do gosto do cliente ou do proprietário. Um arquiteto especializado pode ajudar bastante nessa hora. 

Aqui citaremos 4 tipos de revestimentos que mais vem sendo usados em nosso país, com a tendência de forte crescimento no setor da construção civil.

Cada um deles tem uma vantagem específica e um motivo pra ser utilizado. Veja em cada um deles qual se adapta mais ao seu projeto e escolha o Revestimento Externos Steel Frame ideal!

Revestimento em Placas Cimentícias

revestimento-placas-cimenticiasAs placas cimentícias sofrem algum “preconceito” em algumas cidades do Brasil em que o clima varia muito. Como por exemplo no sul, o clima pode variar mais de 10 graus em um único dia da manhã para o meio da tarde. 

Como alguns modelos de placas tem em sua composição material de Celulose, o produto tende a trabalhar muito e apresentar rachaduras.

Isso acontece no caso das Placas Cimentícias que na verdade são fabricadas de fibrocimento. Sim, é o mesmo material das telhas de fibrocimento, porém são placas. Formando assim uma placa que é chamada de Cimentícia. 

O segredo é fazer o tratamento de junta bem feito e ter um excelente instalador para fazer o trabalho.

Felizmente no Brasil, apesar de existir exceções, já temos ótimos profissionais de instalação do sistema de construção a seco.

Dentre as vantagens do uso deste produto no revestimento externo, estão na sua fácil montagem e de dispensar o uso de água para instalação. 

Deve-se usar um tipo de membrana especial que não permite que a umidade entre no ambiente e faz com que a mesma saia, dando um bom conforto térmico no local.

Pode ser utilizado o modelo de juntas aparentes, no qual é utilizado um PU e aparecem as frestas na parte externa. Ou um modelo de juntas invisíveis, tornando a parece lisa. Normalmente é recomendado que se faça um tratamento com textura para evitar imperfeições. 

Atualmente vem sendo comercializada uma placa no Brasil que é chamada de verdadeira placa cimentícia – fabricada somente com fibra de vidro e cimento. Esse modelo tende a trabalhar menos na obra após instalada, evitando assim rachaduras e deformações. 

Revestimento em Sistema EIFS

O sistema EIFS (da sigla do inglês Exterior Insulation and Finish System) é talvez o menos popular no Brasil e o único que é necessário o uso de água. 

A instalação do EIFS é feita pelo uso da argamassa cimentícia colante polimérica com grande capacidade de aderência, espalhada com desempenadeira dentada na superfície dos painéis – normalmente na placa cimentícia já parafusada na estrutura. Após a fixação dos painéis (compostos de XPS ou de EPS de alta densidade), com a mesma argamassa cimentícia é instalada uma tela de fibra de vidro que deve ser alcalino resistente sobre todos os painéis.

Nesse revestimento pronto é possível aplicar diversos tipos de acabamento, como cerâmica, textura ou pintura em superfície lisa.

O EIFS tem altíssima capacidade térmica de conforto, podendo economizar em até 40% o consumo de energia elétrica. 

Dentre sua principais vantagens estão:

  • Alto conforto térmico
  • Controle de temperatura interior do ambiente
  • Baixa e fácil manutenção
  • Inúmeras possibilidades de desing de fachadas
  • Baixo gasto com energia elétrica

Para entender melhor o processo de instalação, este vídeo mostra o processo do EIFS:

Revestimento SmartSide

Este tipo de revestimento é bem diferente dos de Placas Cimentícias e EIFS em relação ao aspecto visual. 

É composto de tiras de painéis OSB com imitação de madeira decorativa na parte exterior, tornando assim um tipo de “escada” na parte externa das construções.

O produto tem tripla utilidade: veda a construção, reveste as paredes e participa na função de contraventamento de toda a estrutura em si. 

Mesmo sendo madeira o cliente pode ficar tranquilo. O SmartSide possui tratamento especial anti cupins e fungos, com garantia de 20 anos de duração exposto ao tempo. Também os protetores do meio ambiente aprovam o produto por ser feito exclusivamente com madeiras de reflorestamento. 

A instalação é muito fácil e rápida, além do rendimento do produto ser muito bom pois as réguas tem mais de 4,0 metros, preenchendo uma grande área de revestimento com cada uma instalada. A cor vem em um bege natural, mas é recomendado de fábrica que seja feita uma pintura com tinta protetora ao tempo, para ajudar na conservação.

É uma ótima solução para construções Steel Frame que necessitem de aspectos de madeira natural, sem perder a tecnologia do sistema.

Revestimento em Siding Vinílico

siding4O Siding Vinílico é levemente parecido com o SmartSide. Também são réguas de fácil instalação. A grande diferença é que não é madeira, é composto de PVC de alta densidade com a grande vantagem de que não precisa ser pintado. O produto já vem na cor natural branca ou bege.

No Brasil ainda é considerado um produto de uso mais comercial, embora nos Estados Unidos e Canadá seja usado em grande escala em uso residencial em casas de alto padrão.

É muito fácil de instalar e tem um ótimo custo benefício. Tem baixíssima manutenção, além de ser leve, resistente e durável. Como todo o sistema Steel Frame, a montagem é simples e eficiente.

Uma vantagem em sua manutenção é que, por não precisar de pintura, a conservação é feita somente com lavagem em sabão neutro.

São resistentes à raios UV, além de maresia, sendo uma ótima solução para o uso nos litorais brasileiros. A estimativa de duração é de até 40 anos, com garantia de 20 anos garantida pela fábrica. 

Se diferencie no mercado e fique à frente da concorrência

Confira nossa sessão de Treinamentos Avançados para Construção Civil e fique sempre à frente!  

4 comentário em “Qual revestimento externo utilizar no Steel Frame?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *